DÚVIDAS

Um verso de Camões: «e quase que sobre ele ando dobrado»

No verso «e quase que sobre ele ando dobrado» do poema «Julga-me toda a gente por perdido», de Camões, que recurso expressivo é utilizado?

Obrigada.

Resposta

No verso em questão podemos identificar uma metáfora.

A metáfora é um recurso expressivo que «possibilita a expressão de sentimentos, emoções e ideias de modo imaginativo e inovador por meio de uma associação de semelhança implícita entre dois elementos.»1 A metáfora assenta, de forma clara, no conceito de transposição, segundo o qual um termo aponta para outro termo/conceito figurado.

Neste caso, a associação parte da construção «ando dobrado» por meio da qual o sujeito lírico remete, de forma quase visual, para a ideia de que conhece muito bem o mundo, uma ideia que completa o verso anterior do soneto («Mas eu, que tenho o mundo conhecido»), que já dava início a este tópico.

Disponha sempre!

 

1. Cf. E-dicionário de Termos Literários, de Carlos Ceia.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa