«Apagaria o lume das estrelas»: hipérbole e metáfora - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Apagaria o lume das estrelas»: hipérbole e metáfora

Nos versos «Eu com um sopro enorme, um sopro imenso/ Apagaria o lume das estrelas», para além de estar presente uma hipérbole, também é possível dizer que há uma metáfora? Pessoalmente, considero apenas existir uma hipérbole. No entanto, o segmento «lume das estrelas» parece uma metáfora.

Muito obrigada pela atenção.

Ana Santos Estudante Porto, Portugal 1K

Se se considerar que as estrelas têm lume, então, a expressão «apagaria o lume das estrelas» não contém uma metáfora. A questão prende-se com a química, dizendo os entendidos que as estrelas contêm hélio, sendo este um elemento gasoso que ilumina as estrelas. Se este elemento for considerado “lume”, então não existe metáfora. Caso contrário, estará presente este recurso estilístico, pois considerar-se-ia que haveria uma comparação implícita entre a luz emitida pelas estrelas e o lume.

Filipe Carvalho
Tema: Figuras de estilo Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Estudos Literários Campos Linguísticos: Semântica nominal