Um caso de modificador apositivo: «realizado recentemente» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Um caso de modificador apositivo: «realizado recentemente»

Na frase «As suas respostas ao Inquérito III, realizado recentemente, disseram-nos isso mesmo», o que é «realizado recentemente» gramaticalmente?

Leonardo Penitência Correia Aluno Coimbra, Portugal 143

Na oração apresentada – «as suas repostas ao Inquérito III, realizado recentemente, disseram-nos isso mesmo» – « [...] realizado recentemente [...]» é um modificador apositivo do nome. Neste caso, a expressão entre vírgulas «é um constituinte por meio do qual se dá uma informação adicional sobre o nome, sendo sempre colocado depois do nome  e entre vírgulas [ou entre uma vírgula e um ponto]» (Gramática de PortuguêsMaria Regina Rocha). Assim, a ausência desta informação não torna a oração agramatical ou incompreensível. 

Sara Mourato
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Funções sintácticas