DÚVIDAS

Regionalismos I

Como devemos considerar o fato de as vogais em diferentes partes do Brasil serem pronunciadas de formas completamente diferentes, na maioria dos casos, quando pronunciadas em palavras isoladas? Por exemplo, no Nordeste do Brasil, as palavra todo, medo e disse são pronunciadas /'tôdu/, /'mêdu/ e /'dissi/; já no sul do Brasil muitos brasileiros (se não a grande maioria) pronunciam-nas /'tôdô/, /'mêdô/ e /'dissê/. Ainda gostaria de saber se esse fato pode ser considerado um erro ou se se trata meramente de um regionalismo.

Resposta

Não se pode considerar os regionalismos um erro. A existência de uma pronúncia considerada padrão – por exemplo, a de Coimbra em Portugal – não transforma em erróneas/(errôneas) as outras. As pronúncias têm origens históricas, relacionadas com a formação e estrutura da população que compõe uma determinada região. Por exemplo, o sotaque italiano dos paulistas não faz com que falem pior português. O estabelecimento de uma pronúncia como padrão tem que ver com factores sociológicos e não linguísticos. O centro do poder – económico, político ou intelectual – tende a disseminar a sua forma de falar.

Em relação à sua pergunta, só uma pequena correcção. A transcrição fonética da palavra disse deveria ser /'djisse/ ou /'djissi/, pois no Brasil este som é africado – o que é considerado uma influência africana. Nem por isto é errado.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa