O conceito de «elemento mórfico» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O conceito de «elemento mórfico»

Estou muito necessitado em aprender o significado de «elemento mórfico». O que é «elemento mórfico»?

Edimilson Alves Brasil 4K

«Elemento mórfico» é uma expressão usada por Evanildo Bechara, na Moderna Gramática Portuguesa (Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2002, pág. 336/337). Sem que lhe atribua um estatuto teórico explícito, Bechara usa genericamente este termo para abranger os conceitos de radical e desinências.

Assim, radical é «[…] o núcleo onde repousa a significação externa da palavra, isto é, relacionada com o mundo em que vivemos» (ibidem). Desinências são «[…] elementos mórficos de significação interna, indicadores das flexões gramaticais» (ibidem); dividem-se em nominais (marcam as flexões de género e número) e verbais (marcam as flexões de número, pessoa, tempo e modo).

Carlos Rocha