Prossecução ≠ persecução - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Prossecuçãopersecução

Podiam, por favor, confirmar-me que se deve dizer «prossecução de objectivos», e não «persecução de objectivos» (como já tenho visto)?

Obrigada.  

[N.E. –  Pergunta formulada segundo a norma ortográfica de 1945; a resposta segue conforme o Acordo Ortográfico de 1990 em vigor.]

Natércia Fernandes Investigadora Coimbra, Portugal 237

Ambas as expressões estão corretas, o que difere é o significado.

Quando nos referimos à «prossecução de objetivos» falamos do ato de continuar ou prosseguir os objetivos. Por outro lado, referir «persecução de objetivos» prende-se com o envidamento de esforços para a realização de determinados objetivos. Vejam-se os seguintes exemplos:

(1) «Para prossecução destes objetivos, a Câmara Municipal irá disponibilizar um espaço físico digno.»

(2) «Os adolescentes têm papel crucial para a persecução dos objetivos traçados pelo certame.»

Em (1) percebemos que, para a Câmara Municipal levar avante os seus objetivos, irá disponibilizar um espaço físico digno. Já em (2), declara-se que os jovens devem empenhar-se em conseguir alcançar os objetivos propostos para o certame. 

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo