DÚVIDAS

Pronome se com gerúndio: «Viajando-se»

Revisando o marketing da minha empresa, me deparei com o seguinte trecho:

«O hiperespaço criado por Star Wars é uma dimensão alternativa que só pode ser alcançada viajando na velocidade da luz.»

Eu corrigi para «... é uma dimensão que só pode ser alcançada viajando-se à velocidade da luz», mas fiquei com um peso na consciência, como se eu houvesse cometido um erro.

Apresento outras circunstâncias que também me deixaram com dúvida:

2 – «O sucessor de um número natural é obtido somando (ou somando-se?) uma unidade a ele. Supondo (Supondo-se) que esse número natural é x, a soma entre seus 10 sucessores é:»

3 – «Representando (ou Representando-se) a situação na forma de diagrama, retira-se a interseção de cada conjunto e conclui-se que há 30 pessoas gostando apenas de pizza doce.»

4 – «Testando (ou Testando-se?) qualquer número inteiro no lugar de n, por exemplo 1, conclui-se que A é o conjunto dos números pares e B dos ímpares.»

5 – «Sabendo (ou Sabendo-se) as dimensões do cercado, basta obter o perímetro (2p) do retângulo de dimensões 20×25.»

Devo dizer que coloquei a partícula se em todas. Cometi algum erro?

Desde já agradeço.

Resposta

As duas opções são aceitáveis, sendo que a diferença entre ambas poderá ser mínima.

As orações gerundivas podem ter um sujeito nulo (i.e., não expresso) quando o seu sujeito coincide com o da oração subordinante:

(1) «Chegando a casa, o João vai estudar.» (= O João chega a casa)

Esse sujeito poderá ser o próprio interlocutor a que se dirige o discurso:

(2) «Fazendo este trabalho, terás sucesso.» (=tu fazes este trabalho)

Neste e noutros casos, é também possível optar por uma construção de se impessoal, que permite atribuir à frase um grau de indeterminação associado ao facto de não se identificar o sujeito do verbo. É o que acontece em (3):

(3) «Descobriu-se a verdade sobre o caso.» (=alguém descobriu)

As situações descritas em (2) e (3) podem aplicar-se à frase apresentada pelo consulente:

(4) «O hiperespaço criado por Star Wars é uma dimensão alternativa que só pode ser alcançada viajando na velocidade da luz.»

(5) «O hiperespaço criado por Star Wars é uma dimensão alternativa que só pode ser alcançada viajando-se na velocidade da luz.»

Em (4), o sujeito do verbo no gerúndio pode estar presente no contexto (em frases anteriores) ou pode corresponder ao interlocutor (tu / você). Em (5), a construção de se impessoal determina uma valor de indefinição relativamente ao agente de viajar. Ora, se na frase (4) também não for possível identificar o sujeito do verbo no gerúndio, equivalendo este a alguém, o mesmo valor de indeterminação será ativado, o que leva a que as frases (4) e (5) tenham valores muito próximos.

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa