Os substantivos monção e moção são parónimos, ou seja, têm significados diferentes, mas pronúncias e grafias aproximadas que podem levar à confusão.
Vejam-se os significados, segundo o Dicionário Houaiss:
1. Monção, substantivo feminino, está associado à meteorologia e significa «vento periódico de ciclo anual, que sopra principalmente no Sudeste da Ásia, alternativamente do mar para a terra e da terra para o mar, durante muitos meses»1. É também definido como «tempo ou quadra do ano favorável à navegação» ou «ocasião favorável, oportunidade, ensejo» num sentido figurado. No Brasil este substantivo é também um regionalismo que significa «qualquer das expedições que, descendo e subindo os rios das capitanias de São Paulo e Mato Grosso, nos séculos XVIII e XIX, mantinham as comunicações entre os vários pontos dessas capitanias».
2. Moção, também ele substantivo feminino, significa «ação ou resultado de mover(-se); movimento, deslocamento; impulso que causa o movimento; choque, comoção, abalo; proposição feita por algum participante numa assembleia, para que seja avaliada e votada, que pode ser relativa a qualquer incidente que surja nessa assembleia ou fora dela; proposta».