Os parónimos monção e moção - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Os parónimos monção e moção

Pesquisei nos meus livros e não encontrei a diferença entre monção e moção.

Welington T. Pereira Oficial do MP Uberlândia, Brasil 76

Os substantivos monção moção são parónimos, ou seja, têm significados diferentes, mas pronúncias e grafias aproximadas que podem levar à confusão. 

Vejam-se os significados, segundo o Dicionário Houaiss:

1. Monção, substantivo feminino, está associado à meteorologia e significa «vento periódico de ciclo anual, que sopra principalmente no Sudeste da Ásia, alternativamente do mar para a terra e da terra para o mar, durante muitos meses»1. É também definido como «tempo ou quadra do ano favorável à navegação» ou «ocasião favorável, oportunidade, ensejo» num sentido figurado. No Brasil este substantivo é também um regionalismo que significa «qualquer das expedições que, descendo e subindo os rios das capitanias de São Paulo e Mato Grosso, nos séculos XVIII e XIX, mantinham as comunicações entre os vários pontos dessas capitanias». 

2. Moção, também ele substantivo feminino, significa «ação ou resultado de mover(-se); movimento, deslocamento; impulso que causa o movimento; choque, comoção, abalo; proposição feita por algum participante numa assembleia, para que seja avaliada e votada, que pode ser relativa a qualquer incidente que surja nessa assembleia ou fora dela; proposta». 

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo