De acordo com o Dicionário Terminológico, que compila os termos a utilizar em contexto escolar não universitário, a classe do quantificador «expressa uma quantidade numérica inteira precisa (numeral cardinal) (i), um múltiplo de uma quantidade (numeral multiplicativo) (ii), ou uma fracção precisa de uma quantidade (numeral fraccionário)». No Dicionário Terminológico não se apresentam exemplos de casos particulares que correspondam às palavras apresentadas. Não obstante, na Gramática do Português, é apresentada uma secção dedicada aos «numerais cardinais especiais», onde se refere que certos numerais «indicam, mesmo no singular, grupos de identidades cujo número especificam com exatidão»1. As palavras dúzia, dezena e década integram este caso especial quando acompanham um nome, denotando um número2, pelo que, no quadro do ensino não universitário, poderão ser consideradas quantificadores numerais.
Por outro lado, a palavra duplo pode, efetivamente, integrar diferentes classes de palavras, de acordo com o seu comportamento. Assim, poderá funcionar como
(i) quantificador multiplicativo: «Passou a contratar o duplo dos trabalhadores que contratava antes.»3
(ii) adjetivo: «Bebe café em doses duplas.»
(iii) nome comum: «O duplo substituiu o ator principal.»
Disponha sempre!
1. Cf. Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, p. 934.
2. Estes casos especiais que não estão descritos nem previstos nas gramáticas de âmbito escolar devem merecer sempre uma reflexão relativa ao seu tratamento num contexto de ensino não especializado, como se indica nesta resposta.
3. Na Gramática do Português, considera-se este um caso de numeral multiplicativo sintético. Estas palavras caracterizam-se por serem especificadas por artigo definido e por se ligarem à expressão que quantificam por meio da preposição de (cf. Id., Ibidem, p. 937)