Os pronomes relativos com preposição «a que» e «à qual» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os pronomes relativos com preposição
«a que» e «à qual»

Gostaria de saber qual o emprego correto dos pronomes relativos na seguinte frase:

«A seguradora "a que ou à qual" pagamos o seguro do carro faliu.»

Entendo que «à qual» ocorre porque se entende o verbo pagar como VTDI [verbo transitivo direto e indireto], ou seja, paga-se algo (o seguro do carro) a alguém (a seguradora). Porém, não entendo por que poderá ocorrer «a que».

Alexsander da Silva Oliveira Assistente Administrativo Brasília, Brasil 421

As duas frases estão, de facto, corretas pelas razões que se apresentam de seguida.

Os enunciados em apreço resultam da junção de duas frases simples, que passamos a apresentar, para facilitar a análise:

(1) «A seguradora faliu.»

(2) «Pagamos o seguro do carro à seguradora.»

Quando as duas frases se unem formando uma frase complexa, o pronome relativo selecionado vai substituir a palavra que se repete nas duas frases (neste caso, seguradora), passando a desempenhar a função que esta palavra desempenhava na sua frase de origem. No caso em apreço, na segunda frase, «à seguradora» desempenha a função de complemento indireto, sendo introduzida pela preposição a. Esta preposição acompanhará o pronome relativo que vier a substituir a palavra repetida. Por essa razão, no caso de se selecionar o pronome relativo que, a frase resultante da junção das frases (1) e (2) será a apresentada em (3):

(3) «A seguradora a que pagamos o carro faliu.»

A preposição a que se encontra antes do pronome relativo é a preposição que introduz «à seguradora» na frase (2). Na frase (4), observamos um processo semelhante, no qual o pronome relativo é antecedido da preposição de, que introduzia a palavra repetida na frase original:

(4) «O livro ganhou um prémio. Eu gosto do livro. = O livro de que gosto ganhou um prémio.»

Pelas mesmas razões, se o pronome relativo selecionado para substituir a palavra seguradora for a qual, o artigo definido que antecede qual terá de se contrair com a preposição a, o que gera a forma à (o acento sinaliza a contração das duas classes, preposição e artigo definido), pelo que a frase ficará como se indica em (5):

(5) «A seguradora à qual pagamos o seguro faliu.»

Assim sendo, e em suma, «a que» e «à qual» são expressões equivalentes, sendo que a última é sentida como mais formal. 

Carla Marques
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: pronome
Campos Linguísticos: Abreviaturas; Acento; Orações