O uso de o que, ao qual e à qual - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
O uso de o que, ao qual e à qual

Gostava de saber quando se usa o «ao qual» e «à qual». Por exemplo, numa frase do estilo «A mãe perguntou apenas como tinha corrido o dia, ao qual Alexandra explicou com poucas palavras»,  usa-se «ao qual», ou «à qual»?

Jerónimo Lourenço Web designer Lisboa, Portugal 63K

A forma «ao qual», ou «à qual», é uma forma variável do pronome relativo, contraída com a preposição a, e pode usar-se só em situações em que se refira a uma palavra, ou antecedente.

O exemplo que apresenta, embora seja comum na oralidade, não obedece a esta regra, pelo que «ao qual» está mal utilizado. Com efeito, o único nome no masculino que antecede o pronome relativo é «dia», e «ao qual» não se refere a «dia», mas, sim, a toda a oração «A mãe perguntou apenas como tinha corrido o dia».

No contexto que apresenta, pode utilizar-se o pronome relativo invariável que antecedido do pronome demonstrativo o, sendo este demonstrativo a retoma anafórica de toda a oração anterior: «A mãe perguntou apenas como tinha corrido o dia, o que Alexandra explicou com poucas palavras.» Note-se que, segundo a tradição gramatical, nesta frase, o antecedente do pronome relativo é o pronome demonstrativo o, e na sequência deste demonstrativo só a forma invariável do pronome relativo pode ocorrer.

Edite Prada
Classe de Palavras: locução
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Semântica