DÚVIDAS

Os plurais de imperador e príncipe

É correto utilizar o plural de um título nobiliárquico masculino para se referir a pessoas de ambos os géneros que detenham o mesmo título?

E se não, há alguma forma de assim o fazer sem ter de repetir o título em sua versão feminina?

Por exemplo, «Imperadores Constantino e Helena» (em vez de Imperador e Imperatriz), «Príncipes Luiz, Fernando e Maria» (em vez de Príncipes e Princesa).

Resposta

Sabemos que em língua portuguesa, quando nos referimos a um grupo que engloba em si elementos do sexo masculino e do sexo feminino, domina o uso do substantivo masculino, apesar de este ser um tema muito debatido1. No entanto, quando se trata de títulos nobiliárquicos, a questão é diferente. Se, agregado a este título, proferirmos o nome próprio da pessoa em questão, então devemos referir o título que essa pessoa detém: «o imperador Constantino e a imperatriz Helena» ou «o príncipe Luiz, o príncipe Fernando e a princesa Maria». Por outro lado, em português, se não se referir o nome próprio da pessoa que detém o título, podemos optar pelo título masculino plural para nos referirmos às duas pessoas: «os reis de Espanha», «os imperadores do Japão» ou «os príncipes de Inglaterra». 

Acrescente-se ainda que se deve utilizar minúscula inicial, e não maiúscula, nestes títulos nobiliárquicos, visto que não exercem função de nome próprio, embora haja a tendência para usar a maiúscula como forma de respeito ou de realce.

 

1 cf. O símbolo @ nos plurais que denotam ambos os géneros, O x e a arroba para referir o masculino e o feminino, Como é que se lê "@"?

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa