O x e a arroba para referir o masculino e o feminino - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O x e a arroba para referir o masculino e o feminino

O uso de x na escrita para indeterminar o gênero de substantivos é uma tendência que se vê em alguns movimentos sociais ligados ao feminismo no Brasil. Não sei se em Portugal ou noutros países lusófonos existe alguma discussão similar.

Um exemplo desta tendência é registrado aqui.

O que me dizem sobre isto?

Obrigado.

Nicolas Maia Estudante Rio de Janeiro, Brasil 9K

Informalmente, no português escrito, são vários os símbolos e/ou letras que se usam em substantivos que marcam o género feminino e o género masculino simultaneamente. A letra x é, efetivamente, a letra que, ao ser utilizada em substituição do a e do o, letras que habitualmente marcam o género feminino e masculino, está a construir uma palavra neutra em género (ex.: «Nome dx alunx»). No entanto, é a arroba – @ – o símbolo mais usado para referir ao mesmo tempo os géneros feminino e masculino (Ex.: «Nome d@ alun@»). Este uso preferencial da arroba relaciona-se com o facto de o sinal gráfico se formar com um a minúsculo envolto num círculo aberto, o que tem sido interpretado como uma sobreposição das letras a e o. O uso deste símbolo é ainda reconhecido por linguistas e está consagrado em glossários (cf. Glossário de Termos da Internet da Universidade de Vigo). Além destas duas propostas de letra e símbolo para referir os dois géneros, há ainda uma outra que se prende com o uso da vogal æ (deriva da ligadura entre as vogais a e e) em substantivos que se refiram aos dois géneros no plural (ex.: professoræsver:Ciberdúvidas da Língua PortuguesaWikipédia).

Sara Mourato
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação