Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Adjetivos numerais e adjetivos qualificativos

Na frase «Aos primeiros raios de sol, saí de casa», «primeiros» é um adjetivo numeral ou qualificativo?

Obrigado.

Emanuel Lima Professor Olhão, Portugal 303

      Os adjetivos numerais pertencem à classe tradicional dos numerais ordinais, expressam a ordem ou a sucessão. Os adjetivos numerais ocorrem geralmente em posição pré-nominal antecedidos de artigos ou demonstrativos e eventualmente de possessivos. (cf. Dicionário terminológico). Os adjetivos numerais não têm variação em grau (exceto primeiro (primeiríssimo)).

      Os adjetivos qualificativos atribuem uma determinada característica ao nome que acompanham. Geralmente, ocorrem em posição pós-nominal e variam em grau (embora haja muitos que não variam e/ou que ocorrem também em posição pré-nominal, provocando ou não alteração de interpretação).

      Na frase em apreço, primeiros é um adjetivo numeral. No entanto, e atendendo à interpretação da frase, não existem segundos raios de sol, mas a frase «Terminei o meu romance aos últimos raios de sol» é possível.

      Assim, apesar da estrutura aos primeiros raios de sol equivaler semanticamente a amanhecerprimeiros não poderá ser considerado um adjetivo qualificativo¹.


1Para uma definição mais criteriosa dos adjetivos qualificativos, veja-se Gramática do Português, Cap.27, «Modificação adjetival» – adjetivos qualificativos, Fundação Calouste Gulbenkian, p. 1087

Brígida Trindade
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo