Os adjetivos numerais pertencem à classe tradicional dos numerais ordinais, expressam a ordem ou a sucessão. Os adjetivos numerais ocorrem geralmente em posição pré-nominal antecedidos de artigos ou demonstrativos e eventualmente de possessivos. (cf. Dicionário terminológico). Os adjetivos numerais não têm variação em grau (exceto primeiro (primeiríssimo)).
Os adjetivos qualificativos atribuem uma determinada característica ao nome que acompanham. Geralmente, ocorrem em posição pós-nominal e variam em grau (embora haja muitos que não variam e/ou que ocorrem também em posição pré-nominal, provocando ou não alteração de interpretação).
Na frase em apreço, primeiros é um adjetivo numeral. No entanto, e atendendo à interpretação da frase, não existem segundos raios de sol, mas a frase «Terminei o meu romance aos últimos raios de sol» é possível.
Assim, apesar da estrutura aos primeiros raios de sol equivaler semanticamente a amanhecer, primeiros não poderá ser considerado um adjetivo qualificativo¹.
1Para uma definição mais criteriosa dos adjetivos qualificativos, veja-se Gramática do Português, Cap.27, «Modificação adjetival» – adjetivos qualificativos, Fundação Calouste Gulbenkian, p. 1087