DÚVIDAS

O verbo copulativo tornar-se (II)

De acordo com a gramática tradicional, os verbos transitivos diretos e os verbos transitivos diretos e indiretos seriam os únicos a aceitar a transposição da voz ativa para a voz passiva. Portanto, a voz passiva sintética seria formada por um desses verbos mais a partícula apassivadora se. Os demais verbos transitivos indiretos, verbos intransitivos e verbos de ligação – quando acompanhados do índice de indeterminação do sujeito, também representado pelo pronome se - permaneceriam na 3.ª pessoa do singular já que o sujeito é indeterminado nesse caso.

Gostaria de saber como se classificaria o pronome se na seguinte oração: «De uns tempos para cá, tornaram-se muito atraentes produtos alimentícios, farmacêuticos, bebidas e cigarros, pela facilidade de distribuição que propiciam.»

O verbo «tornaram-se» não seria um verbo de ligação nesse caso? Acompanhado do predicativo «atraentes»? E se assim for, o pronome se não seria índice de indeterminação do sujeito? Entretanto o verbo está no plural e consigo fazer a transposição para a voz passiva analítica¹ e voz ativa²:

¹«Produtos (...) foram tornados muito atraentes pela facilidade de distribuição»

²«A facilidade de distribuição tornou os produtos (...) muito atraentes.»

O verbo tornar-se, por ser pronominal, faria parte de alguma exceção»?

Obrigada!

Resposta

Na oração apresentada – «De uns tempos para cá, tornaram-se muito atraentes produtos alimentícios, farmacêuticos, bebidas e cigarros, pela facilidade de distribuição que propiciam» –, se não marca o índice de intermediação do sujeito, porque não é um pronome reflexo, mas sim um pronome inerente, ou seja, faz parte da forma verbal, no caso, tornar-se.

Como sugere a consulente, o  verbo pertence, pois, à subclasse dos verbos de ligação ou copulativos, que são verbos que ocorrem «numa frase em que existe um constituinte com a função sintática de sujeito e outro com a função  sintática de predicativo do sujeito» (Dicionário Terminológico), função desempenhada por «atraentes» numa das frases apresentadas na pergunta: «... tornaram-se muito atraentes produtos alimentícios, farmacêuticos, bebidas e cigarros...» (na ordem direta: «produtos alimentícios, farmacêuticos, bebidas e cigarros tornaram-se muito atraentes»)

Em relação à transformação para a voz passiva da mesma oração  «produtos [...] foram tornados muito atraentes pela facilidade de distribuição»  tem de se ter em consideração que o verbo tornar na construção em causa tem uso transitivo, deixando de ter, desta forma, um uso copulativo, o que permite a passivização. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa