Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O uso da sequência «nós ambos»

Gostaria de saber se é adequado ou redundante o uso de ambos para se referir ao pronome nós. No inglês, é válido a utilização de «we both» em sentenças, logo adoraria saber se posso fazer o mesmo em português. Se exequível, como se aplica ambos ao caso em questão?

Agradeço antecipadamente.

Lucas Ortega Estudante universitário Lauro de Freitas, Brasil 721

Se o pronome nós se refere a duas pessoas, diz-se e escreve-se corretamente «nós ambos», numa frase como a que se segue: «nós ambos gostamos de filmes românticos» (= nós os dois, tanto tu como eu...). No entanto, dada a possibilidade de em português se omitir o pronome pessoal na posição de sujeito (sujeito subentendido) é igualmente correta e até mais natural esta versão da frase: «ambos gostamos de filmes românticos».

Examinando ocorrências de «nós ambos» em textos literários e não literários (cf. Corpus do Português), são raros ou nulos os exemplos da sua realização como sujeito, ocorrendo apenas ambos (um quantificador universal) com formas verbais da 1.ª pessoa do plural:

1. «Com um trapo e palavras, ambos subvertemos o mundo – um dia, uma semana, um século.(Raul Brandão, Húmus, 1917, in Corpus do Português)

Na verdade, o que se distingue é a tendência da sequência em apreço estar associada a preposições:

2. «Um silêncio mortal pesa sobre nós ambos, nesta casa amarela com o seu rodapé de velhos azulejos.» (José Rodrigues Miguéis, Páscoa Feliz, 1932, idem)

3. «Ou julga que o Diabo não está entre nós ambos a fazer tudo o que pode.» (Branquinho da Fonseca, Rio Turvo, 1942, idem)

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: pronome
Áreas Linguísticas: Sintaxe