O termo (informático) decaexateto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O termo (informático) decaexateto

1. Seria correto o uso da palavra "decahexateto" para representar um grupo de 16 itens ou integrantes? Essa palavra existe?

2. Qual seria sua classificação e como seria uma sequência de 1 até 100 por exemplo?

Ulisses Batista Matos Chaves Microempreendedor Individual Belo Horizonte, Brasil 170

A pergunta tem duas questões distintas:

1. Legitimidade da palavra *decahexateto.
2. Classificação e sequência para 1 a 100

Questão 1

Dados colhidos de estudo

Existem as palavras hexadecaedro (poliedro de 16 faces) e hexadecágono (polígono de 16 lados), entre outras semelhantes. Numa classificação hexadecimal especificamente organizada em quartos poder-se-ia usar a designação, no conjunto, por hexadecateto (teto- elemento de composição do grego tétartos, que significa a quarta vez, etc.).

Os especialistas do Protocolo IP (não se deve escrever os *IPs) inventaram um termo (no qual os elementos de ligação do termo hexadecimal ficam trocados de posição relativa), para a unidade de 16 bits: o *decahexateto, no processo que escolheram para aumentar os endereços disponíveis.

Parecer pessoal

A palavra *decahexateto está mal formada na língua portuguesa, quer na variedade europeia quer na brasileira. Não obedece às regras ortográficas estabelecidas (b do 2.º da Base II do Acordo Ortográfico de 1990 e já era assim na Base III da Norma de 1945): "Suprime-se o h quando por via de composição passa a interior" (ex.: tri-hídrico e não *trihídrico; desumidificar, extrair a humidade, e não *deshumidificar).

Assim, se a palavra já estiver consagrada no uso, sugiro a designação decaexateto, para o termo escolhido, se expresso na língua portuguesa, porque o valor prefixal deca- se tem aglutinado também com supressão do h interior (ex.: decaidratado).

Questão 2

Com a nova unidade já se consegue um quase ilimitado número de endereços. Não tenho conhecimentos para especular sobre a formação de outra unidade que dê ainda maior capacidade. Não consigo conceber, por exemplo, o que seja um hectoteto. Em resumo, não sei responder à segunda questão. Se alguém souber, agradecemos que nos escreva.

Ao seu dispor,

D´Silvas Filho
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo