DÚVIDAS

«Tetradecapeptídeo»

À minha pergunta sobre como designar alguém, ou algum clube, catorze vezes campeão (pergunta originada, como porventura se aperceberam, numa observação jocosa feita nesta vossa página pelo jornalista benfiquista Alfredo Farinha), tiveram a gentileza de responder, dizendo não ser cómodo utilizar para esse efeito os numerais grego ou latino. Ora, agora mais a sério, na área da Bioquímica isso acontece, por exemplo, com os polipeptídeos: monopeptídeo, pentapeptídeo, decapeptídeo, tetradecapeptídeo, etc. A propósito, qual o significado deste último termo?

Resposta

Quem usa tetradecapeptídeo certamente pensa que, no primeiro elemento, está a dizer «catorze» em grego, mas engana-se, porque nesta língua (isto é, no grego clássico) é, no neutro, téttara kaì déka (kai quer dizer e, e tem de se pôr). Como vê, não é lá muito fácil! Peptídeo, como saberá melhor que eu, relaciona-se com péptido, nome genérico de certos complexos de aminoácidos.

Péptido vem do grego peptós, «digerido», mais o sufixo -ido.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa