DÚVIDAS

O cavalinho do Inverno

Há já muito tempo que procuro saber qual o significado preciso da seguinte referência temporal na obra Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro. O trecho é o seguinte, com sublinhado meu:
"Debalde o lobo esperou e tornou a esperar que a raposeta matreira, faceira e lambisqueira, ali viesse a beber. Já o cavalinho do Inverno se ouvia por detrás das montanhas a relinchar, dizia ele para os vassalos: (...)"
Referir-se-á, acaso, ao surgimento da constelação Equuleus (faço notar que eu não percebo rigorosamente nada – e lamento-o – de astronomia)? Em que data surge essa constelação? Anuncia mesmo o Inverno? Já me dirigi a vários especialistas em astronomia para o saber, mas independentemente da interpretação daqueles, gostava de saber o que pensam no Ciberdúvidas.
Antecipadamente grato.

Resposta

Por mim, deixo a astronomia de lado. Trata-se, sem mais, de uma poderosa metáfora em que o Inverno se define qual cavalo, de momento, cavalinho, ainda jovem, breve, como os também primeiros frios e ventos (relinchando, ou zinindo, às vezes, puxados a neve) que se anunciam invernosos e nos arrepiam.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa