O significado de chota (Angola) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de chota (Angola)

«Mas, antes de transpor a porta, o Xambaia tomou-lhe o braço, arrastou-o para a chota, falando-lhe enquanto andavam.» (Castro Soromenho).

Qual o significado de chota?

António Gomes Marques Bancário Portela, Loures, Portugal 2K

O termo chota encontra-se definido no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (disponível na Infopédia), como regionalismo angolano: «(Angola) recinto circular, coberto de capim e aberto lateralmente, que é usado pela comunidade masculina de uma sanzala como ponto de encontro, refeitório e tribunal.» A palavra, que pode pronunciar-se com o aberto ou com o fechado, vem de «[d]o quioco tyiota, «idem», de kwota, «aquecer-se», alusão às reuniões noturnas» (idem)*.

O vocábulo também tem registo no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (mantém-se a ortografia original): «Alpendre circular, ou vasta palhota de elevado tecto e numerosas entradas baixas, em cujo centro arde o fogo perpétuo. Desempenha simultaneamente as funções de cubata comum, clube, tribuna do soba, sala de conselho, tribunal e parlamento de cada quimbo, em Angola; o m[esmo] q[ue] jango ou angiano.»**

* Chota é homófono de xota, que o Dicionário Houaiss (2009) regista como palavra grosseira (tabuísmo) usada no Brasil para designar a vagina.

** quimbo – bairro/aldeia africano do centro de Angola.

Carlos Rocha
Tema: Variedades linguísticas Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras