Nas expressões «encontro de cientistas» e «encontro científico», os constituintes que acompanham o nome encontro, embora pareçam semelhantes, desempenham funções sintáticas diferentes.
No caso de «encontro de cientistas», o sintagma «de cientistas» desempenha a função de complemento do nome encontro, porque este se formou a partir do verbo encontrar, o que nos permite deduzir a frase «os cientistas encontraram-se». Ora se o verbo encontrar já tinha um argumento como seu sujeito, quando se converte em nome mantém esse mesmo argumento, que passa a ser um complemento do nome. Encontrar passou a encontro e «os cientistas» passou a «dos cientistas».
No caso de «encontro científico», a transformação do nome num verbo que mantenha um argumento relacionado com científico não é possível, pelo que concluímos que o adjetivo tem a função de modificador do nome, não sendo um complemento porque o nome encontro não pede esta informação para completar o seu significado. Neste caso, o adjetivo incide sobre o nome restringindo a sua significação, o que permite distinguir diferentes realidades como por exemplo, «encontro científico» e «encontro político».
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Complemento do nome_Carla Marques]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 2 de abril de 2023.