DÚVIDAS

«Gostaríamos de convidá-los...»
(num convite de casamento)

É correcto escrever «Gostaríamos de convidá-los...» num convite de casamento?

Uma pessoa disse que desta forma dá a entender uma intenção de convidar, mas não estamos realmente a convidar.

Fiquei confusa pois pensei que se tratava de uma forma mais delicada de fazer o convite, usando o imperfeito de cortesia.

Obrigada.

 

[N. R. – A consulente escreve correcto, conforme a ortografia anterior à que está em vigor (correto).]

Resposta

A formulação do texto convite está correta e é adequada ao contexto de uso.

Relativamente ao texto do convite, há duas questões que se podem colocar: a pertinência do verbo e a adequação do modo verbal.

No que respeita à seleção do verbo gostar, consideramos que esta é adequada, uma vez que o verbo pode ser usado com o sentido de “ter prazer, satisfação ou sentir agrado em alguma coisa" (cf. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea). Uma vez que os convidados são escolhidos por quem convida é natural que este faça o convite com prazer ou satisfação.

A seleção do condicional em gostaríamos (e não do imperfeito, como se afirma na questão) está também adequada às intenções de um convite, uma vez que o condicional pode ser usado como «forma polida de presente, em geral denotadora de desejo» (cf. Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Ed. Sá da Costa, p. 461). 

Votos de muitas felicidades da equipa do Ciberdúvidas!

 

Cf. Gostava ou gostaria, em Portugal e no Brasil 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa