De acordo com o que se refere, no Acordo Ortográfico em vigor, Base XIX, ponto 2, letra i), usa-se inicial maiúscula «opcionalmente [...] em categorizações de logradouros públicos: (rua ou Rua da Liberdade, largo ou Largo dos Leões), de templos (igreja ou Igreja do Bonfim, templo ou Templo do Apostolado Positivista), de edifícios (palácio ou Palácio da Cultura, edifício ou Edifício Azevedo Cunha).»
Neste contexto, o que se entende é que é opcional a inicial maiúscula na categorização do espaço, isto é, ou se opta por se grafar rua ou se opta por Rua. O nome que identifica o arruamento, por seu lado, grafa-se sempre com inicial maiúscula1. Assim, e apesar de os meses do ano na sua aceção normal se grafarem com inicial minúscula, quando estes surgem na denominação de uma rua, grafa-se com inicial maiúscula. No exemplo apresentado podemos ter, então: «rua 10 de Maio» ou «Rua 10 de Maio»2.
1 Esta questão também se verifica no Acordo Ortográfico de 1945.
2 Quando o nome de uma rua é uma data, esta corresponde a uma efeméride, e, de acordo com a Base XIX, 2.º e) do Acordo Ortográfico de 1990, estas grafam-se com inicial maiúscula.