Cãibra vs. contractura - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Cãibra vs. contractura

Contractura muscular e cãibra. Estes dois termos são sinónimos? A contractura é mais abrangente do que cãibra? Sempre pensei que a palavra contractura fosse um termo usado pelo senso comum e não um termo médico/científico. Já fiz algumas pesquisas e não fiquei esclarecida.

Obrigada.

Maria Margarida Rolo de Matos Jornalista Coimbra, Portugal 268

O termo cãibra denomina um tipo de contratura1.

Nos dicionários gerais, as definições das palavras cãibra e contratura abrangem o seu uso na linguagem médica, para denotar contrações dos músculos. Cite-se, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001) da Academia das Ciências de Lisboa (mantém-se a ortografia do original):

«cãibra, cambra [...]. Med[icina] Contracção espasmódica e dolorosa de certos músculos [...].»

«contractura [...] . 1 Med[icina] contracção prolongada e involuntária de um músculo ou de um grupo de músculos, acompanhada de rigidez. [...].»2

Note-se, porém, que, a rigor, a palavra cãibra é definível como «uma contratura brusca,  dolorosa e mais ou menos prolongada de um músculo, consequência de um desequilíbrio no seu metabolismo, por uma diminuição do aporte de oxigénio (por isso se faz "aquecimento" antes de exercício físico, para aumentar a quantidade de sangue que chega ao músculo), ou por alterações na concentração de alguns iões»3. Sublinhe-se ainda que «uma cãibra é uma contratura, mas nem todas as contraturas são cãibras (podem ter outra causas)» e que «contratura não é sinónimo de contracção muscular, pois esta é fisiológica, e aquela patológica»4.

1 A palavra tem a variante contractura, conforme o Acordo Ortográfico de 1990. No contexto do normativo anterior (Acordo Ortográfico de 1945), apenas a grafia contractura era legítima (cf. Rebelo Gonçalves, Vocabulário da Língua Portuguesa, 1966).

2 A versão eletrónica do dicionário da Porto Editora (disponível na Infopédia) não se afasta destas definições:  uma cãibra corresponde a «[uma] forte contração espasmódica e dolorosa de certos músculos», enquanto contratura corresponde a um «estado de contração permanente e involuntária de um músculo».

3 Comunicação pessoal do Dr. José Manuel Gonçalves, médico ortopedista aposentado, a quem muito se agradece a informação disponibilizada.

4 Idem.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo