Segundo a nova terminologia linguística para o ensino básico e secundário, há, nos determinantes, duas subclasses: a dos artigos, que podem ser definidos e indefinidos, e outra que engloba os determinantes demonstrativos e possessivos.
Do ponto de vista estrutural, os possessivos, quer funcionem como determinantes, quer ocorram como pronomes, distanciam-se dos artigos e dos demonstrativos por poderem co-ocorrer com aquelas duas subclasses:
(1) O teu livro é melhor do que o meu.
(2) Este meu livro é melhor do que esse teu.
(3) *O este livro é melhor do que o esse.
(4) *Este o livro é melhor do que esse teu.
Os possessivos podem, pois, ser antecedidos de um determinante, artigo ou demonstrativo. Essa situação acontece, como vimos, quando é determinante e quando é pronome. Embora não tenha encontrado uma análise explícita de situações deste tipo, creio que poderemos classificar de forma idêntica os demonstrativos e os artigos que antecedem o possessivo independentemente de este pertencer à classe dos determinantes ou à classe dos pronomes. Não deixa de ser interessante, porém, esta estrutura dos possessivos, que vai fazer que, enquanto pronomes, não representem o grupo nominal, e sim o nome em si.