O determinante artigo definido + determinante possessivo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O determinante artigo definido + determinante possessivo

Na frase «A minha casa é bonita, mas a tua é mais»,  a (minha/tua) é um determinante artigo definido, mesmo não estando antes de um nome?

Costumo explicar à minha filha que o determinante vem antes do nome, mas nestes casos vem antes de um determinante possessivo/pronome possessivo. Ela colocou-me esta questão. Presumo que, como se pode omitir o determinante, se mantenha a regra…

Obrigada.

Laura Piedade Estudante Lisboa, Portugal 42

A palavra em questão é, de facto, um determinante artigo definido. Acrescente-se que, embora esta questão possa ser mais problematizada, estas reflexões não cabem no ensino não universitário.

A classe do determinante artigo definido pode, assim, determinar várias classes de palavras, colocando-se à sua esquerda:

(i) a classe do nome:

(1) «O rio corre calmamente.»

(ii) a classe de pronome possessivo:

(2) «O meu carro é verde e o teu é vermelho.»

(iii) a classe do determinante possessivo:

(3) «O teu saco é muito grande.»

Para mais informações, consulte-se Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo. Ed. Sá da Costa, pp. 214 - 234 e as questões relacionadas.

Disponha sempre!

Carla Marques
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: artigo
Áreas Linguísticas: Gramática Campos Linguísticos: Semântica nominal