DÚVIDAS

Ainda sobre o uso das aspas (e quais)

Vejo muito o uso das aspas simples, e sempre fico com dúvida do por que não empregaram as duplas (") em vez de as simples ('). E isso ocorre porque eu conheço uma única função para as aspas simples: quando se aplica "aspas em algo que já está com aspas".

Contudo, acredito que existam mais funções, e gostaria de saber quais são elas.

Também vejo muito o uso desse sinal em títulos de filmes, seriados, músicas, etc.

Por exemplo, neste portal jornalístico importante, porque  se usou (no título da matéria) as aspas simples e não as duplas? O título é: "Investigadores criticam 'demora' para PF deflagrar operação sobre irregularidades no fundo de pensão dos Correios."

Veja que a palavra "demora" está em meio às aspas simples. E, claro, aqui eu usei as duplas e as simples por causa da regra, porém, no portal, as duplas não constam.

Resposta

Como já se esclareceu em anteriores respostas – por exemplo, nesta, e nas que se assinalam nos Textos Relacionados, ao lado –, o tipo de aspas que se usam é uma questão opcional e meramente de estilo. 

Na imprensa, antes da generalização da informatização, ainda no tempo composição de chumbo, as citações eram com as chamadas aspas caídas [«»]1 – como se emprega de resto, ainda, na edição dos livros. Mas já não nos jornais ou nas legendas televisivas e do cinema em que  o uso corrente são as chamadas aspas levantadas [" "]2

A opção pelo tipo específico de aspas estende-se obviamente para as demais situações de escrita  – as transcrições intercalares, as frases ou expressões que se  pretendem realçar,  os neologismos, os arcaísmos, as gírias ou expressões populares, os estrangeirismos e os títulos  de obras variadas, etc., etc.  –, impondo-se para isso apenas que elas sejam distintas entre si e utilizadas de forma uniforme. É por isso que, para tal, é tão importante a existência de livros de estilo e de manuais de redação, com normas também nesta área concreta.

 

Cf. Aspas + Dicas sobre o uso das aspas

 

1 Também conhecidas por «aspas latinas» ou, na nova nomenclatura do Dicionário Terminológico (para Portugal), «aspas», simplesmente. São as que usamos no Ciberdúvidas para as transcrições e citações de palavras ou expressões.

2 Também conhecidas por «aspas inglesas» ou, na nova nomenclatura do Dicionário Terminológico (para Portugal), «aspas altas».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa