Adjetivos prefixados com inter- - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Adjetivos prefixados com inter-

Gostaria de saber se substantivos combinados com o prefixo inter- e que servem como adjetivo ficam sempre no plural. Por exemplo: «transação intercompanhia» ou «transação intercompanhias»? «Serviço intercidade» ou «serviço intercidades»? «Reconciliação interempresa» ou «reconciliação interempresas»? «Descanso interjornada» ou descanso «interjornadas»?

Muito obrigada.

Maria Paula G D Rocha Tradutora Campinas, Brasil 471

Se associar o prefixo inter- a um substantivo, este passa ao plural, uma vez que o prefixo pressupõe uma dualidade, que no português é sempre marcada pelo plural. O adjetivo resultante é uniforme tanto em género como em número. Sendo assim, em relação aos casos apresentados, temos como formas corretas: «transação/transações intercompanhias», «serviço/serviços intercidades», «reconciliação/reconciliações interempresas», «descanso/descansos interjornadas». Por outras palavras, assim como se emprega interarmas, adjetivo derivado, que ocorre nos dois géneros e nos dois números («movimento/força interarmas»/«movimento/forças interarmas», cf. Dicionário Houaiss), também se usarão intercompanhias, intercidades, interempresas e interjornadas.

Cabe aqui assinalar que este aspeto está descrito em obras mais especializadas, por exemplo, na Gramática Derivacional da Língua Portuguesa, publicada em 2016, em Coimbra, por Graça Rio-Torto: «Por denotarem ‘posição no meio de’, entre- e inter- caracterizam-se por subcategorizarem uma base de sentido (pelo menos) dual (entredentes, intercidades).»

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo