«Em África» e «na África» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Em África» e «na África»

Tenho me deparado com algumas diferenças entre gramática portuguesa e brasileira.

Mas a minha pergunta de hoje é muito directa: diz-se «vivo na África», ou «vivo em África»; «a situação da população na África» ou «a situação da população em África»?

Paulo Sá Pesquisador São Paulo, Brasil 5K

As gramáticas publicadas no Brasil acolhem ambas as possibilidades, mas no uso vivo brasileiro lê-se e ouve-se muito mais «na/da África», «na/da Inglaterra», «na/da Espanha», «na/da Itália», etc.

No português europeu, embora a regra preveja o uso do artigo a preceder o nome do continente África (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 22), a realidade é que o uso não a segue, porque, quando nos referimos ao continente, diz-se «em África». Usamos «na África», quando queremos designar uma determinada parte, região ou país de África: «na África Austral», «na África do Sul»... Repare-se na estrutura do provérbio «Meter uma lança em África».

Luciano Eduardo de Oliveira/Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: preposição