Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A substituição dos anglicismos play-off e fair play

Desejo saber a melhor forma de substituir na oralidade a palavra play-off...

É recorrente encontrar esse estrangeirismo em determinadas fases de uma qualquer competição desportiva...

Antecipadamente grato.

Alexandre Afonso Jornalista Lisboa, Portugal 5K

Play-off (também escrito playoff), palavra inglesa que significa «desempate», é uma série de partidas finais, em número ímpar, sem tradução directa em português. Houve tempo em que se dizia «a melhor de três» ou «a melhor de cinco», uma vez que a equipa vencedora é a que ganha a metade mais uma das partidas em disputa. Ou «a negra», como também se denominava na gíria desportiva. Outras hipóteses de tradução em português: «jogo(s) ou torneio extraordinário(s)». Ou, simplesmente, «fase final», como é também é comum usar-se.

[Vide Palavras e Expressões Estrangeiras, de Luís Augusto Fisher (L&PM Editores, Porto Alegre) + Estrangeirismos na Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Editorial Notícias, Lisboa) + Dicionário dos Anglicismos e Germanismos na Língua Portuguesa (de Jürgen Schmidt-Radefeldt e Dorothea Schurig, Centro do Livro e do Disco de Língua Portuguesa, Frankfurt). 

 

N.E. — Fair play é outro anglicismo usado igualmente na informação desportiva, de tradução recomendada — tal como se encontra atestada há muito  nos dicionários de língua portuguesa, como sendo a «capacidade de aceitar com serenidade um resultado ou uma situação adversa. Portanto:  «desportivismo»,  «jogo limpo», «conformidade com as regras de um jogo»; «imparcialidade», etc., etc.

José Mário Costa
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Tradução