A sintaxe de vir: «vim pelo caminho» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A sintaxe de vir: «vim pelo caminho»

Na frase «Vim pelo caminho com o meu avô», «pelo caminho» desempenha a função de complemento oblíquo? Ou será modificador do grupo verbal?

Obrigada.

Carla Henriques Docente Lisboa, Portugal 2K

Para interpretar os complementos que completam os verbos de movimento, é, muitas vezes, necessário recorrer aos papéis temáticos que lhes são característicos. Num verbo de movimento, temos, literalmente, a deslocação de uma entidade de um local (origem) para outro (meta ou destino).

Estas são, a meu ver, as duas possibilidades de termos complementos oblíquos, a que se associa o papel temático de origem ou de destino.

Nos restantes casos estamos perante informação suplementar, a que se associa a função sintática de modificador. O que dificulta a interpretação em «Vim pelo caminho com o meu avô» é o facto de «pelo caminho» designar, também, espaço… Mas esse é um dos três valores típicos dos modificadores verbais indicados no Dicionário Terminológico: espaço, tempo e modo.

Em síntese, a meu ver, «pelo caminho» é um modificador.

Edite Prada
Classe de Palavras: verbo