DÚVIDAS

A pronúncia dos acrónimos ONU, SMU e INPI

Gostaria de saber por que se pronunciam algumas siglas que formam palavra com mais de uma sílaba cuja letra final é o U como paroxítona, enquanto outras são pronunciadas como oxítonas. Exemplo: ONU (paroxítona) e SAMU (oxítona).

De maneira semelhante, aparecem as siglas terminadas em I. Na sigla INPI (que aqui no Brasil pronunciamos como paroxítona), não sería correto lermos de maneira igual a "tupi", palavra oxítona que designa etnias pré-colombianas brasileiras?

Resposta

A rigor, os exemplos apontados são acrónimos, ou seja, são siglas que têm estrutura silábica e, por isso, se pronunciam como palavras. Como tal, seguem as regras gerais da fonologia e ortografia da língua portuguesa: se ONU se pronuncia como palavra oxítona (ou aguda) "onú", então SAMU também pertence ao mesmo tipo acentual e pronuncia-se "samú". Quanto a INPI, seria de esperar que ou se soletre ("i-ene-pê-i") ou se pronuncie como "impí", com acento na última sílaba (rima com tupi).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa