Acrónimos – Plural - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Acrónimos – Plural

O plural de NUJUR (= núcleo jurídico), se quisermos fazê-lo (segundo as explicações lidas nesse 'site', convencionado está que sigla não tem plural, mas que nada impede a flexão, se entendi bem), qual seria a forma certa? NUJURS ou NUJURES (Núcleos Jurídicos)?

Vandalci Brasil 5K

Peço desculpa de só agora lhe responder.

Em primeiro lugar, é preciso distinguir entre siglas e acrónimos. As siglas não têm plural. Os acrónimos, considerados como tais, podem ter plural, quando são autênticas palavras. O problema é serem ou não já palavras do léxico. Por exemplo, Aurélio regista `óvni´, logo `óvnis´.

Quanto à designação Núcleos Jurídicos, a sua representação numa sigla seria simplesmente NJ, sem pontos nem plural. Não encontrei o termo `Nujur´ nos dicionários que possuo; mas se é usado pela comunidade de juristas, não pode ser ignorado. Considerado como um acrónimo, o termo deve obedecer no plural às regras gramaticais da língua: `Nujures´, por terminar em r.

Ao seu dispor,

D´Silvas Filho