DÚVIDAS

A grafia de director-executivo (diretor-executivo, pós-AO)

Senhores peritos da língua portuguesa,

Mais uma vez, as minhas felicitações pelo vosso (nosso) excepcional site, que tanto me tem ensinado e ajudado.

A minha dúvida prende-se com a designação do cargo de director-executivo ser escrita com hífen ou não.

Pela leitura de outros esclarecimentos feitos aqui, relativamente à palavra director, julgo poder inferir que são duas palavras justapostas.

Porém, peço o vosso douto esclarecimento.

Muito obrigado, desde já.

Resposta

Director-executivo escreve-se com hífen: presentemente, e também quando o  Acordo Ortográfico de 1990 (AO) entrar em vigor em Portugal. Do mesmo modo, se grafam os termos director-adjunto, director-desportivo, director-geral, etc.

A única diferença que se vai verificar na grafia destas palavras após a entrada em vigor do AO é, no português europeu, a queda do c mudo de director. No Brasil, o AO já entrou em vigor, mas o c mudo, anteriormente, também não se grafava.

 

N.E. (3/10/2015)  Com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, em Portugal, em 13 de maio de 2015, e conforme a sua Base XV, todas  esta palavras  mantiveram o hifen. Portanto: diretor-adjuntodiretor-excutivodiretor-desportivodiretor-geral, etc.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa