Segundo Richard A. Magill in «Aprendizagem motora: conceitos e aplicações», «habilidade motora traduz uma tarefa, simples ou complexa que, por intermédio da exercitação, pode passar a ser efetuada com elevado grau de qualidade, podendo chegar à automatização.»
Esta definição foi traduzida a partir do anglicismo motor skill, com o mesmo significado.
Contudo, urge salientar que, em português, podemos usar a expressão «capacidades motoras. Essa expressão aparece, por exemplo, Corpus do Português, de Mike Davies com as seguintes frases:
1. «Esta missão inclui obviamente o som, as aplicações adicionais e, mais importante, a aplicação dos músculos e capacidades motoras.»
2. «(...) através dos conhecimentos que são produzidos por ela, todas as outras áreas ganham recursos modernos para psicólogo é realizado por meio da observação e análise dos comportamentos e emoções, além de avaliação de capacidades motoras e intelectuais.»
Na comunicação social também podemos constatar o uso dessa expressão:
1. «Da experiência das várias viagens feitas, já foi possível perceber que a prática de vela para além de desenvolver capacidades motoras e psicológicas» (in Sic Notícias, 16-10-21).
2. «As aulas serão ministradas por profissionais capacitados pela CBF e terão como foco os aspectos técnicos e táticos da modalidade, das capacidades físicas e motoras, além da socialização» [texto de Bianca Rodrigues (Seel), por Governo do Pará (SECOM)].