A análise morfológica de aritmética e dramaturgo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A análise morfológica de aritmética e dramaturgo

Em primeiro lugar, um enorme agradecimento por este vosso espaço: um verdadeiro "Templo do Saber".

A minha dúvida prende-se com as palavras aritmética e dramaturgo que, no manual de Português com que trabalho atualmente, aparecem classificadas como sendo palavras compostas. Não consigo encontrar, na bibliografia que me costuma servir de apoio (gramáticas, dicionários e afins), qualquer explicação que suporte esta classificação. Estará correta? Se sim, quais os elementos que entram na composição de cada uma destas palavras?

Um grande bem-haja pela vossa disponibilidade e partilha.

Susana Teresa Belo do Carmo Professora Famalicão, Nazaré, Portugal 42

É muito discutível considerar que aritmética é palavra composta, porque -ética não é um elemento de composição – na verdade, é de natureza sufixal. Já no caso de dramaturgo é possível argumentar que, na presente sincronia do português, existe um elemento de composição que tem a forma -urgo (cf. demiurgo), pelo que o vocábulo é um composto morfológico.

Mesmo assim, é preciso notar que se trata de palavras compostas não em português, mas, sim, em grego antigo ou na sua modalidade classicista, por intermédio de alguma outra língua europeia: «grego arithmétikê (tékhné) 'ciência dos números', através do latim arithmetĭca, ae 'idem'»; «grego dramatourgós, oû 'autor dramático'; provavelmente por influência do francês dramaturge [...] 'idem'» (Dicionário Houaiss).

Em suma, não são estes os melhores exemplos para uma iniciação ao estudo dos compostos morfológicos.

Carlos Rocha
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: substantivo