DÚVIDAS

A palavra ortonormado
Porque é que a palavra ortonormado não está dicionarizada? É um termo corrente no campo da matemática, nomeadamente para se referir a referenciais, ou eixos perpendiculares, cujas escalas têm a mesma dimensão, onde o eixo das ordenadas tem um sentido ascendente, e o eixo das abcissas tem o sentido da escrita convencional ocidental, ou seja, da esquerda para a direita. O termo ortonormado já apareceu por diversas vezes nos exames nacionais de Matemática para o 12.º ano de Portugal.
«Querer dizer com...»
Qual é a palavra correcta a utilizar, com ou por, por exemplo, nestes casos: «– Ele é muito despassarado – disse ela secamente. – O que queres dizer com isso? – pergunta-lhe Alexandre com ar de quem realmente não entendeu. – Com despassarado quero dizer distraído, vago – retorquiu ela claramente irritada – não dá conta dos recados, é o que é.» «– Ele é muito despassarado – disse ela secamente. – O que queres dizer com isso? – pergunta-lhe Alexandre com ar de quem realmente não entendeu. – Por despassarado quero dizer distraído, vago – retorquiu ela claramente irritada – não dá conta dos recados, é o que é.» Para mim, usar por nesta situação não é correcto, mas tenho visto esta construção de frases vezes sem conta. A minha dúvida sobre a utilização de com ou por prende-se talvez com o inglês, em que dizemos, por exemplo, «What do you mean by scatterbrained?» Portanto, devemos usar com, ou por? Muito grata.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa