A minha dúvida tem que ver com a colocação da vírgula. Lembro-me de que nas aulas de português me foi dito que não se separava o sujeito do predicado, mas estão sempre a aparecer-me frases deste género, que me teimam estar correctas:
«Em 2010, teve início um grande projecto, resultante de uma parceria...»
A minha dúvida é se a vírgula a seguir a «2010» está correcta ou não.
Como se pronuncia a palavra Henrique? Será como herdeiro (/irdeiro/) ou como Herculano (/Irculano/), ou lê-se o ditongo en?
Gostaria de saber se o emprego da vírgula entre adjuntos adnominais é obrigatório ou facultativo.
Ex.: «Nesta data, juntei a petição do autor de execução de sentença de folha n.º 100.»
«Nesta data, juntei a petição do autor, de execução de sentença, de folha n.º 100.»
Sei que, entre adjuntos adverbiais, a vírgula é facultativa, no entanto a gramática dispõe que, entre termos de mesmo valor sintático, usa-se vírgula.
«Depreciação dos valores humanitários», ou «depreciação dos valores humanos»?
Sou professora de 1.º ciclo e surgiu uma dúvida num texto. Não sei se se trata de um narrador participante ou não participante. Passo a transcrever:
Decididamente, o meu amigo Inocêncio, com o seu espírito fraco e facilmente influenciável por tudo e por todos, há de acabar por acabar mal... Ora imaginem para o que lhe deu: sentindo-se ligeiramente indisposto foi a conselho da esposa e pela primeira vez na sua vida ao médico.
— Todo o seu mal deriva do pâncreas!
— De quem, doutor?— inquiriu alarmado o Inocêncio...
O texto continua sempre na 3.ª pessoa do singular. Mas, como começa na 1.ª pessoa do singular, surgiu a dúvida.
É comum, aqui, o uso, pelas construtoras, da palavra pergolado em vez de pérgola ou pérgula. Está correto? Me parece que é o mesmo que usar piscinado ao invés de piscina.
Qual é a forma correcta em português: pré-fabricados, ou prefabricados?
Qual o processo de formação da palavra semi-selvagem?
Isso pertence à classe de palavras dos pronomes demonstrativos?
Gostaria de saber quantas sílabas tem a palavra água e o porquê do modo de divisão silábica.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações