Em primeiro lugar, convém referir que o significado da expressão «campo semântico» não é consensual, sendo por isso difícil perceber exatamente o seu escopo.
Carlos Ceia, por exemplo, no E-Dicionário de Termos Literários, chama a atenção para dois ou três aspetos que me parecem ser cruciais para um melhor entendimento do conceito com que estamos a lidar. Nota o referido professor que se «deve evitar a confusão entre campo semântico e campo associativo ou conceptual, porque este não dá conta das relações linguísticas entre os termos considerados. O campo semântico é, pois, toda a área de significação de uma palavra ou de um grupo de palavras. Se quisermos descrever o campo semântico da palavra luva, por exemplo, incluiremos nele todas as possibilidades semânticas como: luvaria, luveiro, assentar como uma luva, atirar a luva, de luva branca, deitar a luva, macio como uma luva».
Por outro lado, será ainda importante ter em conta que «não é possível demonstrar que todo o vocabulário esteja coberto por campos semânticos. A teoria dos campos semânticos tem-se concentrado apenas em alguns grupos bem definidos como as cores, as relações de parentesco, as experiências religiosas, etc.» (Carlos Ceia, E-Dicionário de Termos Literários).
Finalmente, salienta o professor Carlos Ceia que «a diferença entre um campo lexical e um campo semântico, generalizada nos manuais de linguística e crítica literária, não é radical, porque um campo lexical é necessariamente também um campo semântico (de relações significativas), e vice-versa. Daqui resulta que muitos lexicógrafos preferem a designação de campo léxico-semântico» (E-Dicionário de Termos Literários).
Valerá igualmente a pena dizer que a definição de campo semântico proposta pela Infopédia acaba ainda por ser, na minha opinião, um pouco mais lata do que a sugerida por Carlos Ceia, pois considera-se, na esteira das reflexões tecidas por Maria Francisca Xavier e Maria Helena Mateus, no Dicionário de Termos Linguísticos, vol. II, 1992, que o campo semântico integra «as associações possíveis entre palavras que se relacionam por significado, símbolo, conotação ou mesmo um aspeto rítmico [visto que estes são elementos] que contribuem para a compreensão e leitura do texto». Exemplos: campo semântico de navegar: navegar, marear, velejar, sulcar, vogar, singrar, navegar (na net) [...]».
Deste modo, e tendo em conta as reflexões aqui sumariamente apresentadas, direi que o campo semântico da palavra dimensão poderá ser, por exemplo, numa perspetiva lata, o seguinte: dimensional, dimensionalidade, dimensionamento, dimensionar, dimensível, dimensório, tamanho, proporção, préstimo, valor, importância, grau, volume, medida, grandeza, dimensão fractal, dimensão topológica, quarta dimensão.