Li num site brasileiro a palavra realizadíssimo e procurei na Internet outros exemplos e encontrei vários: pintadíssimo, cantadíssimo, pescadíssimo e muitos outros.
Penso que está errado e gostaria de saber se tenho razão.
Qual a origem da palavra sebenta no contexto de caderno de rascunhos? Por mais que pesquise sobre o assunto, menos esclarecido fico.
Grato
«O Rio dá adeus à Libertadores».
Como a regência verbal se apresenta e qual a transitividade do verbo dar nessa oração?
Obrigada.
Pode escrever-se «bem hajas», se trato por tu a pessoa a quem me estou a referir ?
Na frase «Aquele artista do circo era muito engraçado», a expressão «do circo» desempenha a função de complemento do nome ou de modificador restritivo do nome?
Em frases como as seguintes:
«Eu te sou leal.»
«Ela era-lhe fiel.»
as formas dativas te, lhe são consideradas como dativo ético, dativo de interesse ou complemento indireto?
Nesse contexto, o verbo ser é dito copulativo? O dativo ético é o mesmo que dativo de interesse?
Desde já grato ao vosso trabalho.
Quero saber se a seguinte frase apresenta algum erro de concordância verbal: «Foi combinado que nós ERA que apresentaríamos o trabalho.»
Gostaria de saber porque nuvem se escreve com v e nublado, neblina, com b.
É correto utilizar a expressão «mas sim»/«depende sim» depois de uma frase na negativa, como por exemplo: «Portanto, não dependem da variação da atividade de uma dada empresa. Dependem sim da estrutura criada e resultam do investimento num determinado tipo de estrutura fixa»?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações