A classe de palavras de nunca - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A classe de palavras de nunca

Elaborei uma questão sobre o advérbio nunca que gerou duplicidade na sala de aula.

A questão é baseada numa tirinha onde o rapaz dizia para a moça: «Abrace-me! Beija-me! Nunca deixa-me!», e a moça responde: «Tudo bem, mas antes dá para acertar o pronome?».

O humor consiste na moça fugir do rapaz quando ele erra a colocação pronominal, pois cortou o clima que havia entre eles. Compreendemos claramente que há um erro de colocação pronominal, uma vez que deveria ser uma próclise, e não ênclise, devido à palavra atrativa, que é um advérbio.

A dúvida é a seguinte: o nunca, nesse contexto é advérbio de negação ou de tempo?

Ajudem-me por favor!!!! A maioria dos professores de língua portuguesa acham que é uma negação e poucos concordam comigo que é tempo.

Luceni Cristina Rocha Professora Conceição do Mato Dentro, Brasil 42

Nunca é um advérbio de tempo.

Em termos semânticos, nunca inclui um valor de negação, mas trata-se de uma negação de base temporal, pois «nega-se que exista um período temporal do tipo expresso na restrição durante o qual suceda a situação descrita na frase» (in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, p.1649).

Podemos encontrar esta classificação da palavra nunca em diversas gramáticas, como é o caso de Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo. Ed. Sá da Costa (cf. p. 538).

Disponha sempre!

Carla Marques
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: advérbio
Áreas Linguísticas: Semântica Campos Linguísticos: Negação