Siglas
Como se forma o plural das siglas? Dobrar cada uma das letras parece-me exagerado (por exemplo: PPAALLOOPP); adicionar um 's' minúsculo no fim, incorrecto (PALOPs, ou ainda PALOP's)... Será melhor não assinalar o plural (os PALOP)? Agradeço a ajuda. E, já agora, parabéns pela iniciativa; pretendo utilizar esta página com frequência.
Margens de outra maneira...
Não faço perguntas (muito menos, íntimas) a cibernautas. E muito estranho que o JCB que conheci (e que gostosamente continuo a ler todos os sábados) se tenha agora convertido, cibernauticamente, ao discurso do constrangimento ("sem margens, desaparece"). Ocorre-me glosar o velho Brecht: violentas são as margens que nos comprimem (mesmo na Internet). Mas mando-lhe, por esta via sinuosa, um grande abraço!!!
A expressão de realce «É que…»
Muitos jornalistas hoje em dia começam frases com "é que...". Por exemplo, «A escola recuou na sua proposta. É que faltam os fundos necessários». Parece-me uma forma muito pouco elegante de escrever. Gostaria de saber se é gramaticalmente correcta ou se resulta de uma deterioração do Português de algumas pessoas.
"Form" / formulário
Boa! Este site vem mesmo a calhar. Acho que vamos criar laços. Então aqui vai: é correcto traduzir form por formulário? "Form" indica algo para preencher, seria o vulgo impresso, mas, com efeito, impresso não é. "Frame" e "border" (e tantas outras) devem traduzir-se? Como? Ou será melhor adoptar a linguagem do meio (informático) que, afinal, é a que todos entendem? Obrigada e bom trabalho.
Pompa e circunstância
Os escritores de comunicação social, no seu infinito deslumbramento pelas coisas anglo-saxónicas, adoptaram o nome, retumbante na sua sonora vacuidade, da marcha Nº 1 "Pomp and Circumstance ", de Elgar, como uma muleta de estimação, nos seus escritos. Com que correcção de significado? Como se lhes poderá satisfazer o gosto pelo bombástico, mas dentro da correcção da língua?
Cachimbo
Qual a origem da palavra cachimbo (objecto com um fornilho e um tubo por onde se inspira o fumo)?A maioria das línguas europeias utiliza o termo "pipe" ou um seu derivado. Creio que o português é a única língua que não o faz…Já li que a palavra pode ter origem no Brasil, mas o próprio dicionário punha dúvidas, ou numa das línguas faladas em Angola...
Fora
Se a palavra 'fora' pode ser lida de duas maneiras conforme o significado (contexto?) talvez convenha esclarecer em que situações uma palavra pode ter mais de uma dicção.
Restauração
Hoje em dia é frequente o emprego desta palavra em substituição do "tradicional" sector de hotelaria. É correcto dizer-se "sector da restauração"?
Nóbel ou Nobél?
E como se pronuncia "Nobel"? E diz-se "Níger" ou "Nigér"? E o plural de líder: é "líderes" ou "lidéres"?
Dinossauro, elite e alibi
Qual a grafia mais correcta das palavras? dinossauro/dinossáurio élite/elite álibi/alibi
