Inadimplência
Estive lendo notícias do Brasil através da Internet e qual o meu espanto quando vejo o título de notícia seguinte: "A inadimplência na grande São Paulo atingiu 4,56% em Dezembro".
Apesar de ter morado 28 anos no Brasil, nunca tinha lido ou visto antes tal palavra. Já procurei no meu dicionário (do Círculo dos Leitores) e não vem nada igual ou parecido.
Aquando
Quais as situações em que se deverá utilizar as palavras "quando" e "aquando"?
Cornos (côr) ou cornos (cór)?
A minha pergunta vem na sequência de duas respostas a perguntas anteriores. Assim, se acordos lê-se acôrdos, e se donos lê-se dônos, como se lerá cornos (córnos ou côrnos)?
Asseiceira
Em Portugal, «Asseiceira» denomina, geralmente, uma localidade ribatejana, perto da qual se deu a famosa batalha com o mesmo nome. Porém, já ouvi aplicar a palavra (em Trás-os-Montes) no domínio da Botânica. Gostaria de saber se realmente existe (ou existiu) alguma árvore ou planta designada por asseiceira ou, eventualmente, acesseira.
Disparatado desde
Parabéns pelo Ciberdúvidas e pelas vossas respostas que primam por grande concisão e clareza. Mas uma delas levantou-me uma dúvida: se os relatores desportivos não podem dizer, à espanhola, "desde Chamartin" porque não podem indicar o até, então, e se eles disserem "desde Chamartin até vossas casas"?
Muito obrigado pela atenção e, já agora, pela companhia.
Cortejo
A minha dúvida prende-se com o significado (ou significados) da palavra "cortejo". Pelo que sei, cortejo pode significar "séquito" ou "cumprimento solene". Penso que também pode significar "marcha festiva", ou não?
Penso que esta palavra deriva da palavra "corte" mas gostaria que tal me fosse confirmado.
Ve-í-cu-lo, esdrúxula
Ouve-se na publicidade falada, ouve-se nas notícias do trânsito: "vei-í-culo". Ou será "ve-í-culo"?
Ração
Visando o atendimento ao pesquisador Evaristo E. Miranda, gostaria de conhecer a grafia correta da palavra, que significa "comer uma porção ou ração": a) Rassasear? b) Rasasear? c) Raçasear? ou d) Rasazear? Ex.: Estou rassaseado?? Não localizei a palavra em nenhum dicionário.
Morto e matado
O verbo matar tem dois particípios passados, um regular «matado» e um irregular «morto». Porém ...«morto» é o particípio passado irregular do verbo morrer que, por sua vez, também tem o regular «morrido». Na verdade, o radical de matar é "mat" que dá "matado", nunca pode dar "morto" que vem de morrer cujo radical é "mor", que dá «morto» ou «morrido». Gostaria de obter uma explicação. Já me foi dada explicação sobre os casos em que se deve usar o particípio regular e irregular dos verbos que têm dois particípios. Porém, o meu problema, como vêem, é outro, que se coloca apenas relativamente ao verbo matar.
Constrói = construi
Quanto ao verbo construir: é ele constrói, ou ele construi?Eles constroem ou construem?
