De que
É certo que "Bimbo da Costa" (ver Contra-Informação na RTP1) diz «penso eu de que», percebendo-se perfeitamente que é uma caricatura. De qualquer forma é corrente ouvir-se outras expressões como «informo de que», «esclareço de que», etc. A minha pergunta é a seguinte: é correcto utilizar-se «de que»?
Rinchoa
Actualmente, vivo nesta localidade e já vi o seu nome escrito de duas maneiras: Rinchoa e Ribchôa. Qual delas é a correcta?
Interrogativas
Estava eu na aula de português quando a minha professora nos mandou pontuar um texto, ao qual tinha sido previamente retirada a pontuação. A professora disse-nos que se tratava de um diálogo. Contudo, na primeira frase, surgiram duas versões, a minha e a da professora. A frase era a seguinte: «Então que boa fortuna o traz por aqui senhor Pertunhas perguntou ele». Eu executei a pontuação da seguinte maneira: -Então, que boa fortuna o traz por aqui, senhor Pertunhas. - perguntou ele. A professora corrigiu para: -Então, que boa fortuna o traz por aqui senhor Pertunhas? - perguntou ele. A minha dúvida reside no facto de ser correcta a utilização do ponto final na minha frase, antes do segundo travessão, em vez do ponto de interrogação colocado pela minha professora. Posteriormente consultei o livro de José Saramago "Ensaio sobre a cegueira", e verifiquei que ele utiliza a mesma pontuação.
«Em África» ou «na África»?
Numa das vossas respostas li que «na África morre-se de fome». Não deveria ser «em África»? E «em Espanha»? E «na Noruega»? Em ou na? Porquê e quando?
O uso do hífen
Há alguma regra aplicável à utilização (ou não) do hífen na formação de palavras compostas (como supra-renal ou suprarrenal, osteo-articular ou osteoarticular, etc.)? Na linguagem médica surge-me esta dúvida com muita frequência.
Obrigado.
Síndrome
Como se escreve correctamente (e como se diz) a palavra síndroma, ou sindroma, ou síndrome?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Direccionar ou dirigir?
Vendo e ouvindo futebol, na rádio e via TV, descobri que já não se diz que a bola foi dirigida à baliza, mas "direccionada"; que o jogador x está bem "posicionado" (em vez de colocado), com uma "postura" assim ou assado. Tem isto algum sentido?
Você e Vossemecê
Hoje em dia qualquer jornalista trata qualquer entrevistado por "Você". Dizem eles que apenas actualizam a antiga fórmula do "Vossemecê". Terei razão?
Sociais-democratas
Tenho muita pena mas a resposta a esta questão vem errada. Os "SD" não são "sociais". Ao contrário dos "democratas-cristãos" que são ambas as coisas (democratas e cristãos), os SD apenas advogam a preocupação do "social", o que é bem diferente. Deste modo, os SD não são democratas e sociais. Portanto, o único plural admissível do qualificativo "social-democrata" só pode ser "social-democratas".
Mais bem, mais mal
'Mais bem' ou' melhor'?
'Mais mal' ou 'pior'?
