DÚVIDAS

Constrói = construi

Quanto ao verbo construir: é ele constrói, ou ele construi?
Eles constroem ou construem?

Resposta

A 2ª e 3ª pess. do sing., bem como a 3ª pess. do pl. do Presente do Indicativo do verbo construir, têm essa dupla terminação: tu construis ou tu constróis; ele construi ou ele constrói; e eles construem ou constroem. Como construir, conjugam-se os verbos destruir, instruir, obstruir.

No "Dicionário de Questões Vernáculas" (Livraria Ciência e Tecnologia Editora, São Paulo, Brasil), Napoleão Mendes de Almeida dá a seguinte explicação:

«Regulares seriam as formas construo, construis, construímos, construís, construem, resultantes da junção do radical constru às terminações pessoais da terceira conjugação; dessa maneira, a conjugação de construir seria idêntica à de influir (influo, influis, influi…), retribuir (retribuo, retribuis, retribui…).

Acontece, porém, que o uso alterou foneticamente a terminação da segunda e da terceira pessoa do singular e da terceira do plural para constróis, constrói, constroem.

Essa alteração é de tal maneira universalmente seguida, aqui [no Brasil] como em Portugal, que erro constituiria, hoje, o emprego das formas regulares.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa