O / a componente
Diz-se: «o componente» ou «a componente»?
Amesterdão, Amsterdão...
Agradeço a interessante resposta dada, mas volto a insistir: embora menos perto da nossa língua, a forma Amsterdão parece-me ser mais feliz pelo seguinte motivo: certas formas aportuguesadas não se impõem sobretudo devido ao seu afastamento do original, que as torna aos olhos de quem lê pouco sensatas: Oxónia, Mompilher, Malinas, etc. No caso vertente, todas as línguas europeias usam «Amsterd...», até porque o nome holandês deriva do nome do rio (Amstel), ao qual, que eu saiba, ninguém quer chamar «Amestel». Pergunto: para que efeito é necessário aquele «e»? Será para ler A-mes-ter-dão? Além disso, a resposta do Ciberdúvidas dá-me um argumento adicional: os brasileiros dizem Amsterdã, i.e., também dispensaram a bengala do «e» mudo. Concluindo, uma rima: Que ames terdão ou ames não, Abusar do mudo não é são.
Analívia
Julgo que o nome próprio «Analívia» tem acentuação esdrúxula. Correcto?
Bem-vindo
«Benvindo» e «bem-vindo».
Metáforas
Sob a designação de metáfora podem entender-se expressões tais como: «chegar a mostarda ao nariz», «fazer o ninho atrás da orelha», «barrigada de riso» e outras similares?
Prima-dona
Em português, qual é o equivalente masculino de prima-dona? E diva?
«Meia morta» ou «meio morta»?
Como se deve dizer: Maria chegou «meio» morta ou «meia» morta de cansaço?
Utopismo/maquiavelismo
As palavras utopismo e maquiavelismo foram-me apresentadas como antónimas, para um trabalho de casa, para que eu justificasse essa oposição. A minha dificuldade está no maquiavelismo que no dicionário vem como perfídia, velhacaria, etc.
Indo-europeu
Diz-se que o português tem origem remota no indo-europeu. Esta língua existiu?
Voz de cabeça
Num programa de rádio, ouvi acerca de Júlio Iglésias que ele não tem «voz de cabeça». Não é um disparate?
