Florida
O estado americano Florida, diz-se /flórida/ ou lê-se /flurida/?
Os/as praças
Na Marinha o pessoal militar é dividido em três categorias: os oficiais, os sargentos e as praças [soldados sem patente]. Um oficial general da Força Aérea, numa entrevista acabada de publicar num jornal de Lisboa, cita «os praças» e não «as praças». Quem tem razão?
Ter pena de
O António Jorge Branco, das excelentes «estórias» à roda da parvónia, confessa que "tem pena de que". Eu acho que ele, apenas, tem pena (lamenta) que. Nenhum dos dois, obviamente, "pensa de que", mas ele está na sua de achar que pode "ter pena de que", enquanto eu, francamente, considero que o «de», depois da pena e antes do que, está a mais. Haverá escafandrista da língua que nos valha?
Bem hajam
A saudação tradicional «bem hajam» está correcta? Que significa? Não deveria ser antes «bem haja» para o singular e para o plural? O verbo haver, além dos casos em que se emprega como auxiliar, significando ter, tem outras excepções em que se emprega também no plural? Está correcto dizer-se que o verbo haver umas vezes significa ter e outras existir?
Amanhã compro um livro
Agradeço que me confirmem se existe uma excepção à regra de passar o discurso directo para o indirecto, vertendo o verbo no presente para o pretérito perfeito e para o condicional, como por exemplo: discurso directo: fala de José - «-Amanhã compro um livro.». Discurso indirecto: «José disse que compraria um livro amanhã». Excepção: como a acção ainda se não esgotou, posso escrever: «José disse que vai comprar um livro amanhã.»?
Aquele carro está à minha retaguarda
É ou não correcto afirmar «Aquele carro está à minha trás»? Todos sabemos que afirmar «Aquele carro está atrás de mim» é correcto e geralmente utilizado, mas tal como se usa «Aquele carro está à minha frente» em vez de «Aquele carro está à frente de mim», será que também podemos usar «Aquele carro está à minha trás»?
Hifenização
1. Hifenização ou hifenação? É que todo o software que conheço traduzido utiliza a palavra hifenização… 2. Por deformação profissional - sou "designer" gráfico - lido todos os dias com problemas de hifenação - por culpa dos famosíssimos dentes de cão (para quem não sabe, são aqueles espaços enormes entre palavras e letras numa determinada linha de texto - revista e jornal principalmente - resultantes do facto de a anterior linha de texto não ter permitido «partir» determinada palavra ou designação). O que eu pergunto é: Será correcto partir uma longa designação tal como um endereço electrónico ou um numero extensíssimo, tipo 4.500.000.000.000$00? Em caso afirmativo que sinal deve ser usado?
Tirante
Encontrei numa tradução de 1946 a palavra «tirante» numa frase equivalente a esta: «Tirante o meu pai, o homem que mais admiro é o António». Há mais de 60 anos, numa freguesia do distrito de Aveiro, esta construção era utlilizada pelo povo iletrado. Em Lisboa, não me lembro de a ter ouvido ou lido. Será que passou à história ou pode considerar-se, ainda hoje correcta?
Guia
Quando me disseram que «guia alfabética» é uma expressão correcta, e vejo escrito «o Guia do Estudante», «o Guia Turístico de Portugal», etc., fico com dúvidas.
Conveses, o plural de convés
Qual é o plural da palavra convés?
