DÚVIDAS

Amanhã compro um livro
Agradeço que me confirmem se existe uma excepção à regra de passar o discurso directo para o indirecto, vertendo o verbo no presente para o pretérito perfeito e para o condicional, como por exemplo: discurso directo: fala de José - «-Amanhã compro um livro.». Discurso indirecto: «José disse que compraria um livro amanhã». Excepção: como a acção ainda se não esgotou, posso escrever: «José disse que vai comprar um livro amanhã.»?
Hifenização
1. Hifenização ou hifenação? É que todo o software que conheço traduzido utiliza a palavra hifenização… 2. Por deformação profissional - sou "designer" gráfico - lido todos os dias com problemas de hifenação - por culpa dos famosíssimos dentes de cão (para quem não sabe, são aqueles espaços enormes entre palavras e letras numa determinada linha de texto - revista e jornal principalmente - resultantes do facto de a anterior linha de texto não ter permitido «partir» determinada palavra ou designação). O que eu pergunto é: Será correcto partir uma longa designação tal como um endereço electrónico ou um numero extensíssimo, tipo 4.500.000.000.000$00? Em caso afirmativo que sinal deve ser usado?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa