Por vezes, em vez do mais comum ter, utilizo o verbo haver em frases como «se ele houvesse comprado os bilhetes antes, teríamos conseguido lugares muito melhores».
Como várias vezes fui corrigida, mas nem sempre fiquei convencida, venho perguntar se o uso do verbo haver, em casos destes, é mesmo incorrecto.
Diz-se «comparativamente a...» ou «....com»?
Qual é a forma correcta?
Penso que será «comparativamente a...».
Caso História, Filosofia, Direito sejam especificados, por exemplo: História da Arte, Filosofia da Ciência, Direito do Trabalho, etc., escreve-se da forma anterior ou o correto é História da arte, Filosofia da ciência, Direito do trabalho, etc.?
Agradeço o auxílio.
Por ter surgido uma nova empresa de Telecomunicações com o nome ONI, coloco a seguinte questão: ambas as palavras lêem-se TONI e ONI e não TONÍ e ONÍ, correcto?
Internet ou internet? Substantivo próprio ou substantivo comum?
Sou tradutora e estou a debater-me com uma dúvida terrível quanto ao uso de maiúsculas, nomeadamente nos seguintes três casos:
Cristão, Católico, Judeu? Ou cristão, católico, judeu? No sentido geral e não especifico, i.e., não há dúvida que Igreja Católica seria com maiúscula, ou Concelho Judeu, mas os cristãos, os judeus, etc.?
Português, Francês, Holandês? Ou português, francês, holandês? Novamente, apenas nos casos gerais, referindo-me aos naturais de dado país.
E ainda em relação com a dúvida anterior, quanto às línguas faladas nos diversos países, escreve-se português, inglês, etc., ou com maiúscula?
Desde já agradeço a vossa ajuda pois queria fazer um trabalho correcto e não me consigo desembaraçar disto...
Ouvi há dias dizer que Amália Rodrigues tinha, além de outros atributos, uma muito boa "dição".
Deverá dizer-se dicção ou dicção?
Durante as minhas férias e a visita da feira de artesanato em Aveiro surgiu uma dúvida sobre o plural de artesão. Artesãos? Diria que sim mas...
Obrigado pela resposta.
Qual é a frase correta?
Por onde vamos ou por aonde vamos, quando esta frase quer ser equivalente a por quais caminhos, trilhas, veredas vamos.
O uso do verbo ir exige a palavra aonde ou o uso da preposição por exige a palavra onde?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações