Gostaria de saber a razão para a grafia deste nome no Brasil ser com "e" e em Portugal com "i". Poderá em Portugal a grafia Felipe ser considerada incorrecta?
Dizer que, no que se refere ao alto nível evidenciado em diversos desportos, um determinado indivíduo é ecléctico, é correcto?
Quando escrevia uma monografia de conclusão de curso superior apareceu uma dúvida: a forma correta é "obstaculizar" ou "obstacularizar"? Não achei resposta no dicionário, optei pela primeira.
Qual a forma correta?
«Favor informar os reclamantes constantes do processo n.º 99/999».
Qual a preposição correta: constantes no ou constantes do?
É correto dizer: fiquemos de pés ou fiquemos de pé?
Gostaria de saber o significado exacto da palavra "pentateuco", e mais especificamente se ela pode ser aplicada a qualquer conjunto de 5 livros.
Agradecia que me esclarecessem quanto à utilização das palavras africaans e africânder. Os dicionários não dão grande ajuda. O que pretendia era saber:
- se o termo africaans se utiliza em português (como estrangeirismo?);
- se africânder se refere apenas a pessoas ou também à língua;
- caso africânder deva ser utilizado exclusivamente para pessoas, qual o termo para designar a língua falada por esse grupo?
Não encontrei nenhuma referência após pesquisar o vosso site, portanto suponho que ainda não há resposta disponível online.
Agradeço, desde já, a atenção dispensada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações