DÚVIDAS

Ciência de

Gostaria de saber se as frases abaixo estão corretas:

  1. Encaminhe-se o presente processo à Seção "X" para ciência do interessado.
  2. Encaminhe-se o presente processo à Seção "Xquot; para ciência ao interessado.

O contexto: Numa repartição pública, a seção "y" encaminhando um processo administrativo à Seção "X" para que esta cientifique o contribuinte de uma decisão ocorrida no tal processo.

 A dúvida: regência do substantivo ciência.

Se for possível, gostaria de saber também que outras preposições se poderia usar com o substantivo "ciência", com exemplos.

Obrigado pela atenção.

Resposta

O processo é encaminhado a (ou para) determinada secção para ciência (no sentido de "conhecimento") do interessado. Este significado do vocábulo ciência não é frequente, conhecimento é que é usual. O substantivo ciência, sem mais nada, isto é, sem contexto e no seu significado habitual, não vejo que possa reger-se senão com a preposição de: ciência de alguma coisa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa