DÚVIDAS

A si / a você

Sabemos todos que o uso da palavra você a seguir depois de preposições é o que se considera correcto no estado actual da norma brasileira do idioma. E em Portugal? Até outro dia achava eu quase impossível ouvir os portugueses dizerem: a você. Mas foi isso mesmo o que eu ouvi em "Café Lisboa" da RTP Internacional. A Simone e "Os Anjos" cantaram (e depois repetiram a dizer) assim: Parabéns a você. Porque é que eles não disseram Parabéns a si? Tudo isso deixou-me muito confuso. Acudam!

Resposta

Parabéns a você vulgarizou-se com este título porque a "letra" desta pequena música veio do Brasil. Aqui, de facto, seria mais natural a si ou para si. Além disso, até há pouco, si, no Brasil, só tinha valor reflexo, isto é, não podia usar-se, como cá, isto é para si, a si não lhe digo, e o mesmo se passava com o composto consigo. Só em Portugal se podia empregar isto não é consigo; no Brasil tem de ser: isto não é com o senhor (ou com você), correcto também em Portugal.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa